Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Slider Post

header ads

Garimpeiros realizam exames para conquistarem a Carta Blaster

 



Documento é valido por três anos e é exigência para que possam trabalhar com explosivos


Organizados pela Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai) cerca de 80 novo garimpeiros realizaram a juntada de documentos e exames de saúde e psicológicos, na última semana, para a busca da Carta Blaster, documento válido por três anos, que autoriza os garimpeiros a trabalhar com explosivo.

De acordo com o Engenheiro de Minas da Cooperativa, Anderson Oliveira da Silva, a conquista deste documento é de extrema importância para o funcionamento dos garimpos. “É um trabalho conjunto da Coogamai, que faz a busca ativa destes garimpeiros para estarem habilitados, do médico pneumologista, Jorge Alan de Souza que atende os nossos garimpeiros, fazendo toda a parte de avaliação da saúde física e mental e da Polícia Civil (PC) que junta toda essa documentação para encaminhar até a Divisão de Armas, Munições e Explosivos que é quem faz a habilitação destes profissionais. Só com essa habilitação o garimpeiro está apto a manusear a pólvora”, explicou.



Nesta fase foram aproximadamente 80 novos garimpeiros que buscam a habilitação ao trabalho com pólvora. “A gente avalia principalmente as condições de saúde de cada um, inclusive psicológicas por estarem buscando um trabalho com explosivos. É uma responsabilidade grande, mas também é algo que fazemos com gosto porque sabemos da importância destes profissionais para toda a região, sem eles não teríamos as pedras e nem o turismo, nem retorno econômico”, salientou.

A estimativa da Coogamai é que, no mês de fevereiro inicie a reciclagem dos cerca de 300 garimpeiros que já tem a Carta Blaster ativa.

O que é Carta Blaster

De acordo com o site da PCRS, a Carta Blaster, fornecida pela Divisão de Armas, Munições e Explosivos (Dame) da Polícia Civil, é a comprovação de habilitação para encarregado de fogo para pessoa responsável pelo uso de explosivos, no caso especifico a queima de fogos de artifícios e shows pirotécnicos.


Fonte: Grupo Chiru 

Postar um comentário

0 Comentários