Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Slider Post

header ads

Frederico Westphalen está em 1º no ranking da Dengue

RS tem três gestantes com zika vírus | Foto: Mauren Xavier / Especial / CP

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nesta segunda-feira a terceira gestante com zika vírus. Moradora de Ijuí, ela está no segundo trimestre de gestação e recebe acompanhamento da vigilância em saúde. A preocupação é pelo fato de a zika poder provocar má formação cerebral nos recém-nascidos, como a microcefalia. No Estado, já foram registrados 40 casos de zika apenas neste ano, sendo que 24 eram importados, quando são contraídos em outros estados.
Somado ao caso da gestante de Ijuí, o estado acompanha uma grávida em Frederico Westphalen e um recém nascido em Ivoti. Sobre a microcefalia, até o momento foram confirmadas 1.434 casos no país, sendo que a concentração é maior no Nordeste. No RS, são cinco ocorrências. Conforme a SES, os números da dengue seguem sem aumento significativo nas últimas semanas. Ao todo, são 1.764 casos confirmados, entre os mais de 7 mil suspeitos. A maior concentração é na coordenadoria de Frederico Westphalen (414 casos), seguido pela de Porto Alegre (369) e Ijuí (326).
Em relação à distribuição no Estado, há 208 cidades com a presença do mosquito Aedes aegypti, o que representa 42% do total de municípios. “É evidente que houve um aumento muito expressivo nos últimos cinco anos da dengue no Estado. O crescimento tem sido contínuo. Por isso, é fundamental manter o controle da presença do mosquito”, enfatizou. A principal medida é evitar a água parada, onde o mosquito deposita as larvas, como em vasilhames, calhas ou ralos.
Fonte: Correio do Povo