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Ponte de Iraí deve ficar pronta nos próximos dias


Está prometido para este fim de semana o fim de uma novela, a reforma 
da ponte sobre o Rio Uruguai em Iraí, na divisa do Rio Grande do Sul com 
Santa Catarina. A travessia fica na BR-386. Essa, pelo menos, é a previsão 
do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
 A estrutura apresentou problemas em novembro de 2013, quando foi 
detectado o desgaste das juntas de dilatação da pista.


Após vistorias do DNIT e da empresa Sogel foi constatado, em setembro 
de 2014, problemas também na base de um pilar. Isso tornou necessária 
a contratação de mergulhadores para a realização dos serviços dentro da água, 
ampliando o prazo para a recuperação.

Os operários da empresa contratada de forma emergencial têm trabalhado 
nos complementos dos blocos. Segundo engenheiros do DNIT, os serviços 
já estão 99% concluídos.
 Até o final da semana a equipe finaliza a concretagem de 
um dos blocos e desmobiliza a estrutura do canteiro, encerrando a recuperação 
da ponte.

Durante o período de recuperação, a travessia - com mais de um quilômetro 
de extensão - precisou ser bloqueada várias vezes para garantir a segurança 
dos motoristas e dos trabalhadores. Entre os desafios diários enfrentados pelos 
operários ao longo da execução dos serviços estão a falta de visibilidade por 
causa da água turva, a forte correnteza (com velocidade média de 10 a 12 km/h)
 e o elevado nível do rio. O DNIT reforça que foram investidos nos 
reparos R$ 7,8 milhões.

O trânsito na ponte ficou em meia pista e teve velocidade máxima permitida 
reduzida pela metade em várias ocasiões. As medidas de segurança foram 
tomadas depois que um morador gravou um vídeo que mostra a construção
 balançando.

Entenda o caso:

— O mecânico Helmuth Nachtigall, 45 anos, morador de Iraí, se surpreendeu 
com o balanço da ponte e resolveu gravar um vídeo com a filmadora portátil 
que normalmente carrega.

— Ele divulgou o vídeo no YouTube e as imagens contabilizaram mais de 200 
mil visualizações.

— Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil da Unisinos, 
Bernardo Tutikian, a movimentação entre as partes de uma ponte é esperada 
e o espaço existente (chamado de junta estrutural de dilatação) serve justamente
 para absorver e permitir estas movimentações. No entanto, ele aponta
 irregularidades na ponte de Iraí, onde há choques secos entre o concreto, 
o que danifica a estrutura e vai quebrando partes da ponte.

— Após a repercussão do vídeo, o Departamento Nacional de Infraestrutura 
de Transportes (Dnit) informou que faria uma vistoria no local. 
No entanto, segundo o superintendente regional do Dnit no Rio Grande do Sul,
 Pedro Luzardo Gomes, o movimento demonstrado nas imagens é normal.

Fonte: Diário Catarinense

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