Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Slider Post

header ads

Sartori deve anunciar hoje parte do secretariado


Peemedebista deve confirmar nomes para quatro pastas do primeiro escalão

Sartori ainda não definiu nomes para Saúde, Administração e Segurança | Foto: Paulo Nunes / CP Memória

Sartori ainda não definiu nomes para Saúde, Administração e Segurança | Foto: Paulo Nunes / CP Memória

O governador eleito José Ivo Sartori (PMDB) pretende anunciar nesta segunda-feira mais uma leva de nomes que integrarão o secretariado. Até a noite desse domingo estavam fechados pelo menos mais quatro integrantes do primeiro escalão. Entre eles, os dois deputados do PP (Pedro Westphalen e provavelmente Ernani Polo) para o comando das Pastas de Transportes e da Agricultura e o do deputado Lucas Redecker (PSDB) para a titularidade de Minas e Energia.

Sartori finalizou as articulações com o PP (para a Agricultura e os Transportes) e o PSDB no final de semana, por telefone. Também há expectativa para a confirmação de um dos nomes do PDT, o do deputado federal Vieira da Cunha, que aceitou o convite para a pasta da Educação, apesar de ele só chegar ao Brasil na noite desta segunda.

Vieira retorna a Porto Alegre só na quinta-feira. Mas ontem, de Genebra, informou que poderá ser oficializado sem estar presente, uma vez que já aceitou o convite e o ingresso do PDT no governo foi ratificado pelo partido. “Na sexta-feira vou procurar José Clóvis Azevedo (atual secretário estadual da Educação) para tratarmos da transição da Pasta. Já fiz um contato prévio por telefone”, adiantou o deputado. Além da Educação, o PDT terá também a Secretaria de Obras (a qual serão unidas Habitação e Saneamento). Já o comando de outros espaços, como Saúde, Administração e Segurança, ainda continuavam em discussão na noite de ontem.

A estimativa inicial da equipe Sartori é de que o peemedebista confirme os novos integrantes do secretariado no final da manhã. Não está descartada a possibilidade de que, a partir de detalhes acertados ainda na parte da manhã, sejam anunciados também mais nomes do PMDB ou de aliados como o PSD e o SDD.

Já as confirmações do PSB e do PPS seguem em aberto. Descontente com os espaços que lhe foram propostos (Trabalho e Desenvolvimento Rural), o PSB reúne a executiva estadual hoje às 12h30min para elaborar uma contraproposta. No PPS há certa apreensão. “Estamos na expectativa e com um pouco de preocupação”, resumiu ontem o presidente estadual, deputado Paulo Odone.

Cresce clima de tensão entre aliados

É tenso o clima entre alguns dos aliados de José Ivo Sartori (PMDB). Parte deles reclama de pouco ou nenhum acesso às negociações e de falta de informações a respeito das articulações. Também há queixas sobre a “demora” nas definições. Devido a elas, o novo organograma de governo precisará ser votado em convocação extraordinária da Assembleia Legislativa, em 23 de dezembro. Na Assembleia se multiplicam especulações sobre um provável “pacote de maldades” e outra convocação extraordinária em janeiro.

Entre aliados, o acirramento não é apenas pelo comando das secretarias, mas também pelos espaços dentro da administração. A concessão de Educação e Obras (com Saneamento e Habitação) para o PDT em troca do apoio da bancada de oito deputados no Legislativo causou desconforto no PSB, em parte do PMDB e em outras pequenas siglas. Com coordenadorias regionais, Educação e Obras concentram elevado número de cargos em comissão (CCs). São 368 na Educação, 98 em Obras e 38 na Habitação e Saneamento. A Saúde e a Segurança também são considerados “filés”, com 183 e 141 CCs, respectivamente. A campeã é a estrutura do gabinete do governador, com 628 CCs.

Ambientalistas divulgam nota

A possibilidade dada como certa nos bastidores de que a ex-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental durante o governo Yeda Crusius, Ana Pellini, venha a ocupar a Secretaria Estadual de Meio Ambiente levou a Associação Gaúcha do Meio Ambiente e outras entidades a divulgarem nota manifestando a sua preocupação com o tema. De acordo com o documento, as entidades alertam para retrocesso no setor e dizem que o movimento ambientalista teme por mais um período traumático na secretaria.

Segundo as entidades, há hoje ações tramitando na Justiça envolvendo ações supostamente tomadas por Pellini sobre a emissão de licenças em desconformidades com a legislação ambiental. As entidades dizem considerar “inconcebível” que a pasta seja comandada “por pessoas que nunca tiveram vínculo anterior com a área ambiental”.

Fonte: Correio do Povo

Postar um comentário

0 Comentários