Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Slider Post

header ads

Aos 93 anos, morre a mãe do governador Tarso Genro


Elly Herz Genro estava internada no Hospital de Clínicas há cerca de 20 dias

Aos 93 anos, morre a mãe do governador Tarso Genro Diego Vara/Agencia RBS
Elly Genro morreu nesta quarta-feira no Hospital de Clínicas, em Porto AlegreFoto: Diego Vara / Agencia RBS
Elly Herz Genro, mãe do governador Tarso Genro, morreu nesta quarta-feira, aos 93 anos. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação do Piratini. Uma nota oficial deve ser emitida ainda nesta manhã.

De acordo com informações preliminares, Elly estava internada há cerca de 20 dias no Hospital de Clínicas e teria morrido de causas naturais. O governador cancelou agenda desta quarta e de quinta-feira.

"Núcleo agregador familiar"

Casada com o político, advogado e professor Adelmo Simas Genro (morto em 2003), Elly teve seis filhos. 

— O núcleo agregador familiar, afetivo, dos seis filhos, sempre foi a minha mãe — disse Tarso ao jornalista Moisés Mendes, durante sua primeira campanha ao governo do Estado, em 2002.

Correndo mais que o relógio: a trajetória de Tarso Genro
Leia as últimas notícias de Zero Hora


Com linha ideológica ligada aos movimentos de esquerda, Elly atuou contra a ditadura. Na visão dos agentes encarregados de vigiar inimigos do regime nos Anos de Chumbo, a dona de casa era uma mulher perigosa, que incitava o marido, Adelmo, e os filhos Tarso e Adelmo Filho (morto em 1988) contra o governo militar.

— Eles não estavam fazendo injustiça. Eu era subversiva, sim — disse a mãe do governador em entrevista a ZH em 2011, poucos dias após a posse de Tarso no Palácio Piratini.

Na ocasião, Elly contou que acompanhava os filhos nas reuniões políticas e passava horas ouvindo as pregações dos jovens contra a ditadura. A casa dela em Santa Maria também era um centro de convergência de opositores do regime — jornalistas, políticos, intelectuais.

Fã do guerrilheiro Che Guevara, "porque ele foi atrás de um sonho", Elly era uma defensora da democracia.

— A democracia pode ser imperfeita, mas é o melhor de todos os regimes. A imprensa livre faz os governos melhorarem — afirmou a mãe do governador em entrevista a ZH em 2011.

Velório e sepultamento deve ser em Santa Maria

O corpo deve ser levado a Santa Maria para velório e sepultamento. Conforme informações da Funerária Cauzzo de Santa Maria, ainda não está confirmado se ela será velada em capela do Hospital de Caridade ou na Câmara de Vereadores do município. O horário e o cemitério onde será realizado o sepultamento ainda não foram informados.

* Zero Hora

Postar um comentário

0 Comentários